1° - O Ministério da Saúde recomenda que, toda a pessoa que retornar de viagem ao exterior deve permanecer em domicílio, não retornar ao trabalho, estudos ou visitar parentes e amigos, por sete dias.
2° - Em Dom Pedrito, temos uma pessoa, adulto jovem, que retornou do exterior e está cumprindo esta recomendação. Entretanto, a referida pessoa, apresentou leves sintomas respiratórios, comunicou a Secretaria de Saúde e, a partir deste momento, passou a ser monitorada.
É importante ressaltar, que a recomendação é de que, mesmo sem sintomas, a pessoa que retorna de qualquer país deve permanecer em casa, por sete dias, com os cuidados de não visitar, não receber visitas, não partilhar copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal. Mesmo que não apresente sintomas respiratórios.
A Secretaria de Saúde está atenta e acompanhando as mudanças, podendo a qualquer momento, haver uma mudança de cenário e, com isso, novas recomendações.
Importante: a melhor forma de proteção é o cuidado de lavar freqüentemente as mãos com água e sabão, evitar aglomerações, ambientes fechados e evitar proximidade com possíveis sintomáticos.
0 Comentários