O governo gaúcho esboçou um plano de distribuição de vacinas que aproveita o modelo de campanhas anteriores: separação das doses em Porto Alegre, remessas a centrais regionais em caminhões refrigerados e entrega nos municípios menores a bordo de veículos convencionais com uso de caixas térmicas.
Dom Pedrito receberá as doses via 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (como é feito em todas as campanhas de vacinação). “Se tudo ocorrer conforme a logística estabelecida pelo Ministério da Saúde, e obedecendo as normas do Plano Nacional de Vacinação para a COVID-19, se espera que, no final da próxima semana, Dom Pedrito possa dar início a imunização dos grupos prioritários conforme o plano”, destaca a secretária de Saúde, Lillian Camponogara.
Ainda não se tem conhecimento de quantas doses o município receberá, mas a ordem de prioridade já está definida, dividida em quatro fases:
1ª Fase:
- Trabalhadores de Saúde
- Pessoas acima de 75 anos
- Pessoas de 60 anos ou mais, institucionalizadas (asilos)
- População indígena
2ª Fase
- Pessoas de 60 a 74 anos
3ª Fase
- Pessoas que apresentam alguma comorbidade (diabetes, hipertensão, doença pulmonar crônica, doença renal, doença cardiovascular ou cerebrovascular, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave).
4ª Fase
- Professores
- Profissionais das áreas de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional
A Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, informa que a vacinação ocorrerá no Posto Central e nas Unidades Básicas de Saúde.
Assim que o cronograma for confirmado pelos órgãos de Saúde, um calendário com datas e horários detalhados será divulgado para informação da comunidade.
0 Comentários