O participante pode solicitar, durante a inscrição, atendimento especializado para o dia da prova, caso for necessário. O exame é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino. Cada uma contém 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.
O Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade considerada “adequada” para cada etapa de ensino. Eles devem ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, é o responsável pela realização do exame, que é aplicado desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.
Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é de responsabilidade das secretarias de Educação e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.
Também nesta segunda-feira, dia 11, os inscritos que tiveram recusada a justificativa de ausência no Encceja 2019 e entraram com recurso já podem conferir os resultados. O prazo para fazer a justificativa terminou em dezembro. O procedimento é obrigatório para quem se inscreveu em 2019, mas faltou a alguma das provas e agora deseja tentar novamente na edição de 2020.
Se ainda com o recurso a justificativa não tiver sido aceita, o participante vai ter que ressarcir o Inep em 40 reais ao se inscrever novamente. O pagamento pode ser feito a partir da próxima semana, por meio da Guia de Recolhimento da União, GRU, que é gerada ao final do ato de inscrição.
0 Comentários