A região Sul terá um novembro chuvoso, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva acima da média em todos os três estados, principalmente no Oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde os volumes podem superar os 160 mm.
O mês de novembro será marcado pelo calor em todo o Brasil, com temperaturas que devem ficar acima da média em grande parte do país. No Sul, as chuvas podem amenizar o calorão e os termômetros poderão marcar menos de 24°C.
Até o dia 16 de novembro, o fenômeno climático El Niño poderá provocar grandes volumes de chuvas que contribuirão para elevar os níveis de água no solo, com valores superiores a 90%, ocasionando encharcamento do solo no Sul do País.
Sobre as fortes chuvas que atingiram, sobretudo, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina em setembro e outubro, a meteorologista do Inmet, Naiane Araújo, explica que são consequências das mudanças climáticas do planeta. Para ela, o El Niño veio potencializar a situação.
“Temos vivenciado, cada vez mais eventos extremos: as chuvas estão ficando cada vez mais agressivas, mais volumosas e as secas mais severas, os frios mais intensos. Então, há episódios de eventos extremos já cada vez mais recorrentes e, em um ano de influência do El Niño no Sul, essa situação veio a se potencializar. Ele foi um ingrediente a mais".
Em algumas áreas da região Sul, o excesso de chuva e o consequente encharcamento do solo, poderão impactar na colheita dos cultivos iniciados no inverno e mais: impedirá a continuidade do plantio de sementes referentes aos cultivos de primeira safra, alertou o Inmet.
Agência Brasil
0 Comentários