Coordenador da agência FGTAS/Sine de Dom Pedrito fala sobre as atividades da fundação

 


Um dos setores mais importantes do município, a agência local da FGTAS/Sine, é responsável por dar encaminhamento de centenas de pessoas ao mercado de trabalho. A agência desempenha a função de mediador entre contratante e contradado. Além disso, é responsável por encaminhar solicitações de seguro-desemprego e promover cursos para capacitação de mão de obra.

Com a chegada do fim de ano aumenta a procura por mão de obra temporária para o comércio e indústria. Em entrevista ao Panorama geral da Rádio Upacaraí, na quinta-feira (7), o coordenador da agência local, Alexandre Ualtes, deu detalhes sobre as atividades do Sine nesta época.

Segundo ele, já teve início ao recrutamento de mão de obra para os engenhos. Neste caso, serão mais de 40 vagas para a safra 2024. Alexandre destaca que o número de encaminhamentos para o seguro-desemprego vem se mantendo nos últimos meses dentro de um patamar razoável. Entretanto, estão aumentando as contratações informais, ou seja, quando o empregado cria um CNPJ e presta serviços sem vínculo empregatício com o contratante. O coordenador avalia como positivo, mas reforça que não há nenhum direito trabalhista ao prestador de serviço.

Alexandre indica que pessoas acima de 60 anos estão conseguindo ingressar no mercado de trabalho em Dom Pedrito. Para ele, ainda há dificuldades em jovens que não possuem experiência acessarem as vagas de emprego, o que é requisito de muitas empresas ainda.

Questionado sobre um o veículo que pertence à Fundação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social FGTAS/Sine, que está em situação de abandono no prédio da Prefeitura, o coordenador respondeu que o automóvel GM Prisma seguidamente apresenta problemas mecânicos. Ele relata que, quando assumiu a coordenadoria da agência, já encontrou o carro na oficina. O mesmo ocorreu com seus antecessores.

De acordo com Alexandre, a situação já foi repassada à coordenadoria de Porto Alegre, que deverá providenciar a retirada do carro do pátio da Prefeitura, o que deve ocorrer em breve.

Por fim o coordenador reafirma que a agência FGTAS/Sine de Dom Pedrito busca intermediar as relações entre empresa e empregado e se coloca à disposição dos pedritenses.


Postar um comentário

0 Comentários