Rodovias da região são avaliadas pela pesquisa CNT



A Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT concluíram a 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, um amplo estudo que percorreu 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas brasileiras, proporcionando um panorama abrangente da malha rodoviária do país. O levantamento, que durou 30 dias em campo, é fundamental para o planejamento e a operação do transporte no Brasil.

No escopo da pesquisa, foram avaliados aspectos cruciais do pavimento, sinalização e geometria das vias, possibilitando a classificação dos trechos como Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo. Os resultados são apresentados considerando o tipo de gestão (pública ou concedida), a natureza da rodovia (federal ou estadual), além de segmentações por região e Unidade da Federação.

Na região da Campanha, a pesquisa abrangeu as rodovias BRs 153 e 293 e a RSC-473, a última obteve a pior avaliação entre as pesquisadas. O estudo aponta que o estado geral da rodovia, a sinalização e a geometria foram consideradas péssimas, enquanto a pavimentação recebeu classificação ruim. Em contraste, a BR-293 foi avaliada com estado geral, pavimentação e geometria considerados bons, com sinalização classificada como regular. Já a BR-153 recebeu classificação regular em todos os critérios analisados.

A classificação do Estado Geral compreende três características principais da malha rodoviária, incluindo condições do pavimento, das placas, do acostamento, de curvas e de pontes. Em 2023, a avaliação Regular, Ruim e Péssimo dessas características foi: 56,8% (Pavimento), 63,4% (Sinalização) e 66,0% (Geometria da Via). Esses percentuais mostram uma proximidade em relação aos registros do ano anterior: 55,5%, 60,7%, 63,9%, respectivamente.

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