A cidade das obras paradas: como Dom Pedrito virou um canteiro de obras inacabadas

 

Rua Bento Gonçalves

Nos últimos meses estamos acompanhando diversas obras de pavimentação e drenagem nos bairros da cidade. A Prefeitura tem buscado viabilizar pavimentação em ruas previamente mapeadas. No entanto, Algumas obras anunciadas pelo Executivo ainda não foram concluídas.

Durante a semana, Folha da Cidade da Cidade e Rádio Upacaraí têm feito um levantamento dos locais que já deveriam estar com a pavimentação bastante avançada ou, até mesmo, concluída e não estão tendo continuidade.

A maior parte das reclamações dos munícipes  está voltada às obras das ruas Bento Gonçalves e Alan Kardec. Nestes dois pontos, segundo relatos de moradores, há meses não é constatada a presença de operários. Com relação à rua Bento Gonçalves, moradores reclamam que, alem de não ter sido dada continuidade às obras, que já deveriam estar em fase final, as equipes de trabalho estiveram no local em julho do ano passado e, desde então, as atividades foram desacelerando até que não houvesse mais obra na rua, resultando em diversos problemas estruturais como bocas de lobo abertas oferecendo risco aos transeuntes, buracos e poeira.

Sobre as obras na Alan Kardec, moradores aguardam a continuidade da drenagem e pavimentação, que teve início em agosto de 2023. Nesta região também são constatados alguns problemas provocados pela pausa da obra. Outro trecho que é motivo de questionamento é a rua Abreu Fialho, que deveria receber pavimentação com pedras unistein e que está parada há semanas.

Cabe ressaltar que grande parte das obras são custeadas através de financiamentos estaduais e federais que serão pagos durante as gestões e contrapartida do município.

Em resposta ao questionamento sobre as obras, a Secretaria de Planejamento se manifestou através do Departamento de Comunicação da Prefeitura. A Pasta rebate o que afirmam os moradores das ruas em questão e afirma que: “as referidas obras não estão, como podem aparentar, paradas. Nas ruas Alan Kardec e Bento Gonçalves, por exemplo, ambas integram contratos onde outras vias também estão contempladas, portanto, é natural que as empresas estejam ora em uma rua, ora em outra.

A rua Bento Gonçalves que teve a parte de drenagem concluída, faz parte de um contrato onde também está contemplada a rua 3 de Outubro, onde a empresa está trabalhando atualmente. A rua Alan Kardec possui obras em dois contratos – Um entre 14 de Julho e 21 de Abril e outro entre 21 de Abril e Trilha de Lemos. Nesses dois trechos já foram feitas intervenções e se atualmente a empresa responsável não está precisamente nesta rua, é porque está em outra que faz parte do mesmo contrato.As referidas obras de pavimentação avançam, apesar de questões como o clima terem afetado o ritmo das empresas. As chuvas também dificultaram a extração de areia e pedras, matéria-prima essencial para o andamento dos trabalhos”.


Rua Alan Kardec


Postar um comentário

0 Comentários