Secretário de Educação fala sobre início do ano letivo e obras nas escolas

 

O ano letivo 2024 inicia no fina deste mês na rede municipal e com isso iniciam as preparações para as atividades escolares, no entanto, algumas dúvidas dos pais precisavam ser esclarecidas sobre as escolas municipais de ensino fundamental, infantil e escolas do campo.

De acordo com o secretário de Educação, Marco Antônio Rodrigues, a apresentação dos professores e funcionários das escolas municipais de ensino fundamental e infantil ocorre em 15 de fevereiro e a recepção aos alunos tem início dia 26 de fevereiro. Já no “sistema creche” que atende alunos entre zero e três anos de idade, a apresentação ocorreu na quinta-feira (1º) e as atividades iniciam nesta segunda-feira (5).

O secretário se mostra preocupado com a fila de espera para vagas na rede municipal. Ele relata que a Pasta tem um desafio para 2024 que é reduzir a fila de espera da educação infantil. Segundo ele, o Ministério Público tem cobrado o Executivo para que sejam disponibilizadas mais vagas. Marquinhos acrescenta que há grande demanda para os berçários, justamente onde há maior déficit de pessoal. Para essas turmas é necessário que haja um professor e, pelo menos, dois atendentes em cada sala por turno. Ele pontua que seria necessário nomear de mais servidores.

Escola Beto Severo

Após apresentar rachaduras e problemas estruturais, a Escola de Educação Infantil Beto Severo foi interditada pelo Corpo de Bombeiros no início de 2023 e, desde então, toda a estrutura educacional foi transferida para a escola Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), que recebeu os cerca de 150 alunos da escola de Educação infantil.

Um projeto de reestruturação do prédio foi elaborado e um edital para licitação da obra foi lançado, mas sem empresa interessada. Após essa frustração, um novo projeto foi desenvolvido e as obras tiveram início após o processo de contratação. A obra está em fase

de conclusão e o secretário garante que o ano letivo já inicia nas dependências reformadas. Ele reforça que ainda será necessária uma vistoria do Corpo de Bombeiros para que o prédio seja liberado.

Escola Dr. José Tude de Godoy

Outro prédio que se encontrava em situação precária desde 2019, quando um temporal danificou parte da estrutura da escola, além do telhado do ginásio. Nesse caso, a obra está em andamento e deve perdurar durante todo o ano. Conforme informações do secretário, a empresa está desenvolvendo a obra rapidamente. No entanto, a escola está realocada em outro ponto alugado pela Prefeitura e deve permanecer neste local durante todo o ano letivo.

Construção da nova escola Argeny Jardim

No ano passado a Secretaria de Educação anunciou a construção de um novo prédio que deve receber a Escola Argeny de Oliveira Jardim. A construção seria realizada em um local próximo às instalações do educandário. Nesse caso, o secretário afirma que ainda aguarda a conclusão do projeto, que está sendo realizado pela Secretaria do Planejamento.

Após a conclusão do projeto, Marquinhos destaca que o Executivo deve organizar de onde sairá o recurso necessário para a obra. Ele afirma que havia recurso disponível para a construção da escola, porém, cerca de 70% do valor que estava empenhado para o obra foi comprometido com o projeto da escola Tude de Godoy.

Quanto a falta de recursos, sem dar detalhes, Marquinhos menciona que há outras maneiras de viabilizar a verba necessária para custear as obras que estão em andamento e outras que virão.

Postar um comentário

0 Comentários