Declaração anual obrigatório do MEI deve ser entregue até 31 de maio



O prazo da declaração do MEI está em andamento e encerra no dia 31 de maio. Conforme nota do Executivo, a Sala do Empreendedor está disponível para auxiliar os optantes pelo MEI a declarar gratuitamente. O órgão está localizado na avenida Rio Branco, 926, ou através do WhatsApp (53) 981280028. A declaração fora do prazo gera multa ao empreendedor.

 Na declaração será preciso constar o valor total do faturamento alcançado como MEI no ano de 2023. A declaração dos rendimento referentes a 2023 é obrigatória para todos cadastrados como MEI, incluindo aqueles que não tenham efetuado movimentação durante o ano.

Aqueles que não realizarem a entrega ou perderem o prazo da Declaração Anual de Faturamento ficam impedidos de gerar o Documento de Arrecadação Simplificada (DAS-MEI), que precisa ser pago mensalmente. Caso não efetuem o pagamento da guia, ficarão inadimplentes com a Receita Federal, não podendo emitir a certidão negativa de débitos, o que impossibilita a participação em licitações públicas e a disponibilização de créditos bancários. Também ficam sujeitos ao pagamento de multas e podem perder o seu registro, além dos benefícios previdenciários, como aposentadoria, licença-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte.

Postar um comentário

0 Comentários