A vacina contra a gripe está disponível para a população em geral, pessoas com mais de seis meses de idade.
A secretária de Saúde, Raquel Stochero dos Santos, destacou a importância da vacinação como principal estratégia de proteção contra o vírus, sobretudo com a chegada do frio e dias úmidos, situação que obriga as pessoas a ficarem em ambientes fechados.
"A vacinação ampliada é fundamental para a entrada de um inverno mais suave, do ponto de vista assistencial, principalmente na porta dos serviços de saúde, seja do pronto atendimento, UBSs e hospital. A imunização é nossa principal aliada, por isso quero convocar todos para garantir essa proteção tão importante para a saúde coletiva", afirmou.
Pedimos uma atenção especial a população-alvo da campanha, crianças (a sala de aula é um potencial transmissor), gestantes e idosos têm maior possibilidade de desenvolver a doença em formas graves.
As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan. A composição varia anualmente de acordo com as cepas do vírus predominantes.
Neste ano, as vacinas possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria), conforme orientação da OMS. O imunizante está disponível no Posto Central, das 8h às 13h e, nas UBSs conforme cronograma.
0 Comentários