O novo formato de recolhimento foi licitado junto ao processo e prevê a separação do lixo reciclável (seco) e do rejeito geral (comum), sendo que os resíduos serão depositados e recolhidos no contêiner verde (reciclável) e marrom (lixo comum). O cronograma de recolhimento será divulgado nos próximos dias.
De acordo com o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Bruno Menegon, a implementação do programa de coleta seletiva demonstra a preocupação do governo municipal com a gestão dos resíduos sólidos, destinando-os de forma correta, contribuindo com a qualidade ambiental e prezando pela sustentabilidade.
“É necessário a adesão da população no programa. Para que o projeto dê certo, é necessário fazer a separação e descarte correto, de acordo com as suas caraterísticas. Outro objetivo é incentivar a compostagem dos resíduos orgânicos nas casas, composto esse que pode ser utilizado em hortas e jardins, diminuindo consideravelmente a quantidade de resíduos que são destinados ao aterro sanitário. Para isso, ainda estamos entregando composteiras para as pessoas interessadas”, destacou ele.
A empresa vencedora do processo licitatório deve iniciar o trabalho ainda no mês de julho, partindo da instalação dos contêineres e, logo depois, divulgação do itinerário. O lixo reciclável será todo encaminhado para o centro de triagem.
0 Comentários