Durante visita ao município, superintendente da PRF destaca compromisso na reabertura do Posto



Na quinta-feira (25), o novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, Fabrício Bianchi Rodrigues esteve em visita a Dom Pedrito. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, com a presença de representantes do Executivo, vereadores e entidades. O encontro serviu para alinhar os próximos passos para reabertura do posto da PRF. 

Desde que o posto da PRF foi desativado, em 2015, o município ficou desguarnecido de uma fiscalização efetiva na BR 293, assim mesmo, a municipalidade fez um esforço para que o prédio onde estava localizado o posto não fosse demolido, assim, após muitas articulações, houve o alinhamento para reabertura do prédio, mas em formato de um Posto Integrado de Fiscalização, utilizado, principalmente, pela municipalidade, e ocasionalmente por outros órgãos. No entanto, havia a articulação para retorno do Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que aconteceu no ano passado, após sinalização positiva para reabertura da estrutura, no entanto, a contrapartida municipal seria a readequação do prédio, que estava com um dos cômodos condenado, inclusive. 

A reunião, portanto, serviu para alinhamento dos próximos passos buscando a reabertura da estrutura. O deputado federal Afonso Hamm possuí recurso empenhado para aplicação no posto, no entanto, isso dependeria do eventual aceno positivo da atual gestão da PRF no Rio Grande do Sul. 

O chefe da PRF na região de abrangência da Delegacia de Santana do Livramento, Valmir Souza, destacou a vontade da comunidade pedritense de que a PRF esteja no município. 

O superintendente Bianchi destacou necessidades de melhorias nas infraestruturas dos postos da região, além de destacar que estava acompanhando o processo. “É um compromisso da Superintendência reabrir esse posto, vamos fazer um esforço para que tenha fiscalização aqui (em Dom Pedrito)”, salientou. Embora ele reconheça que os recursos para recuperação do posto sejam de responsabilidade do órgão, devido a limitação orçamentária, a questão deverá seguir sendo levada a cabo pelo pela administração municipal e sociedade civil, se for o caso. “A região da Campanha é estratégica pela PRF, tanto por serem cidades onde transitam volumes de carga, temos conhecimento da fiscalização de trânsito também, pois são os dois nortes que a PRF trabalha: segurança viária e também combate ao crime. É um compromisso da Superintendência a reabertura do Posto”. 

O secretário de Obras Clodoaldo Santos destacou que a Pasta foi parceira nas reformas necessárias do prédio. “Com todos os percalços que a Secretaria, conseguimos corresponder e melhorar a estrutura”, destacou. 

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Patrício Jardim Antunes, também contando com a presença da vereadora Rosemeri Martins dos Santos e do vereador Eli Ferreira Barbosa. Estavam presentes o diretor do Departamento de Trânsito, Antônio Barreto, o engenheiro e secretário adjunto de Planejamento, Fagner Fernandes Silva, o secretário de Obras, Viação e Serviços Públicos Clodoaldo dos Santos, Norton Ferreira, representando o deputado federal Afonso Hamm, além de representação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO).

Postar um comentário

0 Comentários