A sustentabilidade da agricultura no pampa gaúcho esteve em pauta nos dias 15 e 16 de agosto, quando a Camal Cotrijuc e a Associação e Sindicato Rural de Bagé realizaram o 11º Simpósio da Soja. Centenas de pessoas prestigiaram a programação de palestras e painéis com temáticas pertinentes ao futuro do agronegócio.
O primeiro dia de Simpósio contou com palestra do economista, ceo da Agroconsult, André Pessoa, que abordou sobre “Cenários para os Mercados de Soja e Milho – Safra 2024/2025”. Na sequência, o presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, fez a mediação da mesa redonda intitulada “Agricultura Sustentável no Pampa Gaúcho”, com a participação do gerente comercial da Cargill, Hevertom Gabardo Gugelmin, do chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, do sócio-proprietário da Terra Greda, Felipe Dias, do diretor da Prime Agro, Paulo José Montans Braga e do diretor da Agricampanha, Gesiel Porciúncula dos Santos.
Seguindo a programação, foi apresentado o painel “Operação 365”, sobre manejos para a cobertura do solo durante o ano inteiro, com o gerente de pesquisa e tecnologia da CCGL e Rede Técnica Cooperativa, Geomar Corassa, o pesquisador da CCGL, Tiago Hörbe e o coordenador técnico comercial da Cotrijuc, Donald Paul. Logo após, a importância da gestão da propriedade rural foi o tema da palestra ministrada pelo superintendente do Senar/RS, Eduardo Condorelli.
Já o segundo dia de evento iniciou com a palestra “Manejo para altas produtividades: ILP mais rentável”, conduzida pelo diretor da Prime Agro, Paulo José Montans Braga, que enfatizou o papel do manejo de solo para alcançar altas produtividades na agricultura e na pecuária. O Simpósio foi concluído com o painel “SmartCoop na prática”, abordando o uso da tecnologia na gestão da empresa rural. O gerente de desenvolvimento da plataforma, Darlan Schwade, mediou o bate-papo, que contou com relatos dos produtores Diego Spenst e Daniel Lago.
O Simpósio da Soja contou com o patrocínio do Senar/RS e da Fecoagro e Sescoop/RS. Além destas entidades, diversas empresas ligadas ao agronegócio participaram da programação, expondo seus produtos e divulgando seus serviços, como apoiadores do evento: Agroprecision, BASF, Bayer, Corteva, Formosa Sementes, Prime Agro, Portezuelo, Terra Greda, Pilon Máquinas, Quero Diesel, Porteira Adentro, Sicredi, John Deere Alvorada, Coradini Alimentos, Coradini Cerealista, Puro Grão e Sanchotene Agronegócios.
Troféu O Semeador
Criado pela CCGL com o intuito de destacar as pessoas que contribuem para o desenvolvimento do agronegócio cooperativo, o Troféu O Semeador foi entregue ao economista Antônio da Luz. A cerimônia aconteceu no final do primeiro dia de Simpósio. O troféu foi esculpido pelo artista plástico Caé Braga e faz alusão às pessoas que semeiam conhecimento na sociedade.
Antônio da Luz foi eleito em 2017, como economista do ano pelo Corecon/RS e gratificado, em 2019, com a Medalha Assis Brasil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Formado na UFRGS, é mestre em economia pela mesma instituição, doutor em economia pela PUCRS, atua como professor de pós-graduação e economista-chefe do Sistema Farsul e é ceo da Agromoney Assessoria Econômica. Também, é um dos economistas consultados pelo Banco Central para a elaboração do Relatório Fous com as expectativas de mercado para PIB, inflação, juros e câmbio.
1º O Campo É Show
Concomitante ao Simpósio da Soja, aconteceu a 1ª edição do “O Campo é Show”, uma realização do Ministério da Cultura e Camal Cotrijuc, com produção da HC Produções, apoio da Associação e Sindicato Rural de Bagé e financiamento da Lei de Incentivo à Cultura. A programação contou com oficinas sobre produção de soja e de leite e de escrita criativa, voltadas aos alunos das escolas de Bagé, e shows de artistas gaúchos.
Na oficina “Produzindo Soja”, o coordenador do campo tecnológico da Cotrijuc, Dener Rossato, explicou sobre o ciclo da soja e como a oleaginosa é utilizada em diversos produtos que estão presentes no dia a dia das pessoas, desde o óleo de cozinha até o combustível. Já a oficina “Produzindo Leite” foi apresentada pelo assistente técnico de vendas da produção animal da Cotrijuc, Fernando Brignol e pelo assistente técnico de campo da CCGL, Thiago Vieira, que mostraram o caminho do leite, da propriedade rural até a prateleira do supermercado.
Gujo Teixeira, médico veterinário e poeta premiado em diversos festivais de música nativista, foi o responsável por introduzir aos estudantes o mundo da poesia, na oficina “Escrita Criativa”. Durante a atividade, ele instigou a criatividade das crianças e jovens desafiando-os a utilizarem os poemas como forma de expressão dos sentimentos.
O Campo é Show ainda proporcionou dois shows nativistas, com os artistas conhecidos por levar a música do Rio Grande do Sul para além das fronteiras do Estado: Joca Martins e Cristiano Quevedo. As apresentações coroaram a programação, proporcionando momentos de alegria e integração para o público do evento.
2º Agripensar
A Agricampanha e o Instituto CooperConecta promoveram em conjunto com o Simpósio da Soja, o 2º Agripensar. A iniciativa contemplou crianças das escolas de Bagé com uma peça teatral, intitulada “Se Liga no Campo: das Culturas do Campo para as Culturas do Palco”. Já o público adulto pode assistir a palestra “O Catador de Sonhos”, com Geraldo Rufino, onde o empreendedor, escritor e proprietário da JR Diesel, maior empresa de reciclagem de caminhões da América Latina, compartilhou sua trajetória de superação e as estratégias que utiliza para se manter motivado, mesmo em situações de dificuldade. A renda arrecadada com a venda de ingressos para a palestra – R$ 20.842,39 – foi doada ao Hospital Santa Casa de Caridade de Bagé.
Texto: Dara Hamann – Assessoria de Comunicação da Cotrijuc
Fotos: Ezequiel Rolim – Divulgação Camal Cotrijuc
0 Comentários