Foi concluído no domingo (25) o julgamento da Raça Crioula, realizado durante a 47ª Expointer, que está ocorrendo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A grande campeã foi Pacita Cala Bassa, da Cabanha Cala Bassa, de Bagé, que se consagrou como o melhor exemplar da raça na final da morfologia na Expointer. A Cabanha Santa Leodora, de Dom Pedrito, conquistou o título de Campeão Cavalo Menor com Ponto Cruz Cala Bassa, que também foi o reservado Grande Campeão.
Os responsáveis por movimentar as filas até a escolha dos Grandes Campeões foram os jurados o argentino Carlos Solanet e o brasileiro Gustavo Silveira Rodrigues, além do árbitro Luciano Correa Passos. Eles analisaram os animais selecionados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Hax, disse que fecham um ciclo com chave de ouro apesar dos percalços. “Em função do que aconteceu em abril e maio, mudança de calendário, que apertou um pouco. Mas também entendo que a gente tomou a decisão certa, no momento certo. Definimos, readequamos o calendário e a gente chega numa final, assim, brilhante, de riqueza de animais”, avaliou o dirigente. Hax também comentou que o tempo foi um aliado. Outro apontamento feito pelo presidente da entidade foi com relação ao número de animais, que cresceu em 20% no comparativo com a edição passada.
0 Comentários