Governo do Estado cria Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB)




O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio DECRETO Nº 57.754, de 19 de agosto, assinado pelo governador Eduardo Leite, alterou o Regimento Interno da Polícia Civil, ampliando e reforçando a estrutura dedicada à repressão de crimes rurais e de abigeato. A mudança, que envolve a inclusão de novos artigos e subseções, visa tornar mais eficiente a atuação da polícia na investigação e combate a crimes relacionados ao campo.

Uma das principais alterações é a criação da Divisão de Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB), que terá a responsabilidade de coordenar, operacionalizar e fiscalizar as atividades das Delegacias Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRABs) em todo o Estado.

A DICRAB será composta por diversos setores, incluindo um serviço de inteligência policial e análise criminal, além de uma secretaria e um serviço de assessoramento especial. As DECRABs, que agora integram a estrutura da divisão, têm suas sedes em municípios estratégicos como Bagé, Alegrete, Camaquã, Cruz Alta, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria, Vacaria e Santo Ângelo.

Essas delegacias atuarão tanto de forma exclusiva quanto concorrente em suas macrorregiões, prevenindo e reprimindo crimes como abigeato e outros delitos patrimoniais relacionados à atividade rural. Por exemplo, Dom Pedrito está na área de atuação da DECRAB Bagé. A nova organização também prevê a possibilidade de bases itinerantes, que poderão ser instaladas em diferentes regiões do interior do Estado, conforme a necessidade.

Postar um comentário

0 Comentários