Na manhã desta quarta-feira (11), a Câmara de Vereadores, por meio do gabinete da vereadora Rosemeri Martins dos Santos, deu início a um ciclo de palestras voltadas para a segurança pública e prevenção, direcionadas aos estudantes do município. O primeiro encontro ocorreu no plenário Ataliba Torres e reuniu cerca de 150 alunos do nono ano das escolas Bernardino Ângelo, Urbano das Chagas e Nossa Senhora do Horto.
O evento contou com a participação de representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Executivo Municipal e da Associação Reto Esperança e Vida (AREV), além do prefeito Mário Augusto. O objetivo do ciclo de palestras é promover uma reflexão sobre o cenário de segurança em Dom Pedrito, considerando o aumento da participação de jovens em ocorrências policiais, além de tratar sobre temas como o uso de drogas, trânsito e cidadania.
A vereadora Rosemeri destacou a importância de levar esse diálogo diretamente aos estudantes, uma vez que muitos estão expostos ao uso de entorpecentes desde a adolescência, e até mesmo na infância. Ela também abordou a importância do diálogo e trazer os assuntos para discussão.
A soldado Bruna, da Brigada Militar e instrutora do Programa de Prevenção às Drogas e a Violência (PROERD), foi a primeira a falar, ressaltando o trabalho preventivo realizado pela Brigada, mas também chamando atenção para a responsabilidade individual de cada jovem em suas escolhas e atitudes.
O policial rodoviário César Quines, que frequentemente realiza palestras em Dom Pedrito, abordou a segurança no trânsito, alertando sobre os riscos da alcoolemia e o impacto das imprudências viárias. Ele enfatizou a importância da educação no trânsito para prevenir tragédias.
A inspetora Franciele, da Polícia Civil, falou sobre o projeto "Papo de Responsa", que visa orientar os jovens sobre os efeitos negativos das drogas e do álcool, alertando sobre os danos irreversíveis que o uso de entorpecentes pode causar.
O diretor do Departamento de Trânsito, Antônio Barreto, destacou as medidas adotadas para aumentar a segurança viária no município, mas reforçou a necessidade de conscientização e responsabilidade por parte dos condutores.
Um dos momentos mais marcantes do encontro foi a participação de Alcides Tews, coordenador da Associação Reto Esperança e Vida, especializada no tratamento de dependência química. Tews compartilhou sua vasta experiência no atendimento a dependentes e trouxe dados alarmantes sobre o crescente contato de crianças e jovens com drogas em Dom Pedrito. Ele destacou as graves consequências desse uso precoce, como o comprometimento do desenvolvimento cerebral e o surgimento de problemas psicológicos, incluindo esquizofrenia. Leonardo, um dos internos da AREV, deu seu depoimento de como o vício em drogas é prejudicial em todos os âmbitos na vida de uma pessoa; ele, que soma um dos atendidos pela entidade, demonstra gratidão pela acolhida e a necessidade de buscar tratamento, mas que também passa pelo reconhecimento do problema.
As palestras continuarão a ser realizadas no plenário da Câmara, com a inclusão de outras escolas do município, ampliando o alcance da iniciativa para mais jovens.
0 Comentários