Jornal da Escola Heloísa Louzada ganha edição sobre diversidade étnico-racial e espaço na Feira do Livro de Porto Alegre

Fotos: Divulgação


O projeto desenvolvido pelas alunas do nono ano da Escola Estadual Heloísa Louzada será apresentado em Porto Alegre. Trata-se de um jornal escolar que traz informações da escola e que, além de ser um trabalho de pesquisa, alcançou reconhecimento ao ser selecionado para a maior Feira do Livro do estado.

A professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, Ângela Freire, conversou com a reportagem do Folha e destacou o extenso trabalho de pesquisa realizado pelas alunas. O projeto resultou em uma edição especial dedicada à diversidade étnico-racial, acessível no link ao final desta matéria.

Segundo Ângela, o jornal tomou uma grande proporção após sua divulgação no Folha. A partir desse impulso, o trabalho foi selecionado para a Feira do Livro de Porto Alegre. Com o jornal já pronto, os estudantes aprofundaram o tema com o apoio da escola e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) "Antonio Sapateiro" da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O NEABI ofereceu suporte com sugestões de pauta, oficinas de culinária indígena, uma roda de conversa sobre questões raciais e direitos das pessoas negras e indígenas, além de uma exposição de pessoas negras e indígenas de destaque. O resultado final foi uma edição de 15 páginas, com matérias e biografias sobre diversidade étnico-racial.

“Foi muito enriquecedor, um trabalho prático que envolveu pesquisa e escrita”, relata a professora Ângela.

O jornal foi selecionado para a Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorrerá de 3 a 8 de novembro. Ângela estará acompanhada da aluna Talía, do nono ano, e o projeto será ainda apresentado em podcasts e em outros espaços da Feira.

“Será uma troca de experiências que ficará marcada na vida dos estudantes”, finaliza a professora.







Postar um comentário

0 Comentários