Dom Pedrito agora conta com a plataforma Tudo Fácil Empresas (TFE) , um projeto inovador da Junta Comercial, Industrial e Serviços do RS (JucisRS), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O selo foi entregue ao município durante cerimônia de lançamento realizada pelo governador Eduardo Leite, que contemplou 61 cidades gaúchas.
A iniciativa tem como objetivo simplificar a abertura e formalização de empresas de baixo risco, de forma totalmente gratuita, sem burocracia e em até 10 minutos . Por meio da plataforma, o contribuinte poderá emitir o alvará de funcionamento com agilidade e praticidade, incentivando o empreendedorismo local. Representando Dom Pedrito, participaram da cerimônia de lançamento a diretora de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marinice Coradini , e o vice-prefeito Diego da Rosa Cruz . “A adesão ao Tudo Fácil Empresas reforça nosso compromisso com o desenvolvimento econômico do município, tornando mais ágil o processo de formalização de negócios e fortalecendo o empreendedorismo em Dom Pedrito”, destacou Marinice Coradini.
Tudo Fácil Empresas
Lançada no dia 15 de dezembro de 2021, a plataforma Tudo Fácil Empresas também disponibiliza para o empreendedor gaúcho toda a documentação necessária para iniciar seus negócios, como a dispensa dos licenciamentos, inscrição municipal e estadual e análise de endereçamento, em até 10 minutos.
O sistema conta ainda com a versão 2.0, que une dois fluxos para abertura de negócios, o fluxo tradicional, em que as etapas são realizadas separadamente, com a análise humana, e o fluxo rápido, que é feito de forma totalmente online e por meio da plataforma TFE. Até o início de dezembro, foram abertas 2.022 empresas pelo fluxo rápido e 8.547 pelo tradicional, totalizando 10.569 novos empreendimentos.
Além disso, há uma atualização mais recente, o TFE 3.0, que permite a abertura de matriz e filiais simultaneamente para as naturezas jurídicas Empresário Individual e Sociedade Empresarial Limitada. A ferramenta é idealizada de acordo com a Lei de Liberdade Econômica pelo Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), DescomplicaRS, JucisRS e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
0 Comentários