Às vésperas do volta às aulas na Rede Municipal, previsto para acontecer nesta segunda-feira (17), o Simdpe (Sindicato dos Municipários de Dom Pedrito) divulgou, no início da tarde de ontem (14), que os atendentes de escola, cozinheiras, monitores, serventes e demais operários que atuam na área da educação no município irão paralisar suas atividades nos dias 17 e 18 de fevereiro. A decisão, segundo o Sindicato, foi motivada pelas “más condições de trabalho pela gestão de 8 horas e do desatendimento do serviço da forma correta”.
Ainda ontem, nossa reportagem contatou a secretária da Educação, Helena Coradini, para ouvir o posicionamento da pasta frenta ao anúncio. A Secretaria, no entanto, ainda não havia sido informada oficialmente da decisão. O comunicado foi encaminhado via protocolo eletrônico para o município, como destacou o presidente do Simdpe, Adriano Rodrigues.
No início da tarde de hoje (15), a Prefeitura emitiu uma nota em suas redes sociais comentando a decisão de parte dos servidores municipais. Confira o texto na íntegra:
“A Prefeitura de Dom Pedrito informa que foi surpreendida, nesta sexta-feira (14), com a decisão de parte dos servidores de escola de paralisar as atividades nos dias 17 e 18 de fevereiro. A medida ocorre em protesto ao cumprimento integral da jornada de 8 horas prevista no edital de seleção e que é a carga horária definida em Lei municipal que criou os cargos em questão.
A exigência do cumprimento das 8 horas diárias foi tomada com base em recomendação do Ministério Público. O não cumprimento a essa determinação poderá acarretar, inclusive, em penalizações à Administração Municipal.
Além disso, a medida proporcionará melhor atendimento às necessidades, especialmente diante da demanda reprimida por 172 vagas na Educação Infantil.
Dessa forma, o município confia que os trabalhadores serão sensíveis às necessidades da comunidade e exercerão suas atividades no reinício do ano letivo.
As escolas, através das suas direções estão realizando levantamento junto aos servidores e tem autonomia para decidir se terão condições de receber os alunos. A comunicação será feita diretamente a cada comunidade escolar.
Reafirmamos nosso compromisso com o futuro de Dom Pedrito e para isso, precisamos transformar o presente que está na sala de aula. Contamos com todos os agentes de educação para construção desse futuro, junto às suas famílias. A educação é o maior legado que podemos deixar”, finalizou.
0 Comentários