Há poucos meses, o Sicredi e a startup gaúcha Connect Farm, que integra soluções agronômicas visando o aumento de rentabilidade das lavouras, estão desenvolvendo um projeto piloto em várias regiões do país, entre elas, o Rio Grande do Sul, e uma das cooperativas do Estado a ser convidada para participar foi a Sicredi Fronteira Sul RS. Dois associados, produtores rurais, integram o projeto piloto. Suas propriedades ficam localizadas no município de Hulha Negra e já receberam a visita do técnico da startup para avaliação das áreas.
O projeto piloto implementado chama-se Connect 5K. Trata-se de integrar na Agricultura Digital agricultores com áreas de até 80 hectares, que possuam DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP), possibilitando incremento de produtividade, inclusão digital, ganhos sociais, financeiros, bem como maior proteção ao meio ambiente para toda a sociedade.
Entre os principais objetivos do Connect 5K estão a democratização da Agricultura Digital na agricultura familiar; o aumento da rentabilidade dos agricultores através da inteligência de dados; maior segurança produtiva por meio de uma recomendação agronômica assertiva; entre outros.
O papel da cooperativa neste primeiro momento é viabilizar o acesso dos técnicos da Connect Farm a produtores que se enquadrem nos requisitos para a aplicação do projeto. Conforme o assessor de desenvolvimento de negócios da Sicredi, Juliano Becerra Fernandes, caso os resultados do projeto piloto sejam viáveis e se tornem, então, um produto a ser ofertado, a intensão da cooperativa é ampliar a disponibilidade do Connect 5K a mais produtores rurais, com o objetivo de desenvolver seus negócios, através da Agricultura Digital, a ponto de contribuir significativamente para toda a região.
Sobre a Connect Farm
A Connect Farm atua no Brasil há três anos e está presente em sete Estados (RS, PR, SC, SP, GO, MS e MT) com uma carteira de 130 clientes. Entre suas principais tecnologias está o Índice de Gestão Ambiental (IGA), baseado em um algoritmo do interpola atributos do solo, das plantas e do ambiente para estimar o potencial produtivo de cada talhão. Seu principal objetivo é aumentar a produtividade das culturas, otimizando recursos e maximizando a rentabilidade através de uma inteligência de dados.
0 Comentários