O evento será realizado no Campus Dom Pedrito da Unipampa nos dias 11 e 12 de setembro. A principal atividade econômica dos municípios da Campanha Gaúcha é pecuária extensiva, com destaque para a criação de bovinos, ovinos e equinos. Já as principais produções agrícolas da região são a soja, o arroz, o milho e o trigo. Mas, nos últimos anos, a paisagem começou a mudar e os campos ganharam extensos parreirais, de onde saiu a matéria-prima para a produção de uva.
Hoje, a Campanha Gaúcha é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do Brasil – respondendo por quase um terço da produção nacional. Em 2023, entre as vinícolas da Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, foram coletados mais de 8 milhões de quilos de uvas, em uma área de aproximadamente 880 hectares. As propriedades da região também investem no ecoturismo, oferecendo roteiros onde o turista pode degustar vinhos, um autêntico churrasco gaúcho, se deliciar com azeite de oliva e curtir a paisagem única do Bioma Pampa.
O enoturismo, a
enogastronomia e as oportunidades no mercado brasileiro de vinhos serão alguns
dos temas debatidos no 2º Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha, que será
realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no Campus Dom Pedrito da Universidade
Federal do Pampa (Unipampa). Previsto para maio, o Fórum, que é promovido pela
Unipampa em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito, o Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (SEBRAE/RS) e a Associação Vinhos
da Campanha Gaúcha, teve que ser adiado devido às chuvas intensas que atingiram
o Rio Grande do Sul.
O evento tem o objetivo de
promover a integração de importantes agentes do setor da vitivinicultura
brasileira, por meio de palestras, reuniões e assembleias. Também visa demonstrar
o potencial enogastronômico da região, aliando a culinária local aos vinhos
elaborados pelos estudantes do Curso de Enologia da Unipampa.
O Fórum ainda busca
apresenta pesquisas desenvolvidas no Curso de Enologia da Unipampa ao longo de
sua história, gerando informações e materiais sobre diversos temas relacionados
à viticultura, enologia e agronegócio. E evidenciar a demanda pela conclusão da
obra do Prédio Acadêmico da Enologia. A estrutura terá uma área de 2,1 mil
metros quadrados, que deverá abrigar oito laboratórios, uma vinícola
experimental e salas de aula. “Será um complexo único no Brasil, dedicado aos
cursos do Campus Dom Pedrito e, em especial, ao Curso de Enologia”, destaca a
diretora da Unipampa Campus
Programação
A programação já foi definida. O primeiro dia de atividades do Fórum começa às 14h, com uma reunião do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis) com os agentes regionais da Campanha Gaúcha. Às 15h30min ocorrerá a apresentação da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura, que foi criada em 2015 e é presidida pelo deputado estadual Elton Weber.
A abertura oficial será realizada às 9h, no dia 12 de setembro, e contará com a participação especial do empresário Luiz Eduardo Batalha, proprietário do Azeite Batalha, de Candiota e Pinheiro Machado, que é o maior produtor de azeite de oliva do Brasil. Às 10h30min haverá a apresentação da Frente Parlamentar da Uva e do Vinho, que é coordenada pelo deputado federal Afonso Hamm. Às 11h30min, o chef de cozinha e empresário Rodrigo Bellora farão a palestra “Turismo, gastronomia e valorização dos produtos locais”. Às 15h, o CEO da plataforma Wine Locals, Diego Fabris, falará sobre o tema “Oportunidades do enoturismo na Campanha Gaúcha”. Às 16h ocorrerá o Circuito de apresentações de trabalhos desenvolvidos pelo Curso de Enologia da Unipampa. O encerramento da programação será às 17h30min, com visita ao vinhedo experimental da Unipampa “Sunset nas vinhas”.
0 Comentários