Rio Grande do Sul terá tempo estável durante o fim de semana

 


A previsão para os próximos quatro dias no Rio Grande do Sul será marcada pelo retorno do tempo estável até o fim de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 40/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Sexta-feira (4/10): o anticiclone migratório deverá se deslocar em direção ao oceano, apesar das mudanças na configuração atmosférica em médios e altos níveis sobre a região em questão serem modestas. Diante disso, ainda haverá a probabilidade para a ocorrência de nevoeiro nas proximidades da Laguna dos Patos e Lagoa Mirim ao amanhecer. Em geral, o tempo deverá permanecer estável, com temperaturas mais amenas sendo observadas no decorrer do dia.

Sábado (5/10) e domingo (6/10): a crista em altos e médios níveis deverá se intensificar e manter o anticiclone migratório, em superfície, estagnado próximo ao Rio da Prata. Por isso, o tempo deverá seguir estável e agradável, com temperaturas mais elevadas sendo observadas em relação aos últimos dias.

Segunda-feira (7/10): com a aproximação de um vórtice ciclônico associado a um cavado (área alongada de baixa pressão) em altos e médios níveis no oeste da Cordilheira dos Andes, um cavado pré-frontal em superfície deverá se formar entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul. Nesse contexto, haverá a probabilidade para a ocorrência de nevoeiro sobre a Região Central, Região das Missões e Região Noroeste. No decorrer do dia, as temperaturas deverão ser mais amenas.

Terça-feira (8/10): à medida que o vórtice ciclônico se deslocar sobre o interior da Argentina em conjunto ao cavado em altos e médios níveis, o sistema em superfície do dia anterior se intensificará, provocando chuva de intensidade fraca a moderada em parte da Região da Fronteira Oeste, Região das Missões, parte da Região Central, Região Noroeste e parte da Região Norte. As temperaturas deverão apresentar um leve declínio na maioria das regiões e, em função da aproximação deste sistema, poderão ser observados ventos oceânicos mais intensos do quadrante nordeste sobre a Região Sul.

Quarta-feira (9/10): o vórtice ciclônico vinculado ao cavado em altos e médios níveis, que na ocasião deverá se localizar entre a Argentina e o Uruguai, dará origem a uma frente fria em superfície que provocará precipitação de intensidade moderada sobre as regiões da Fronteira Oeste e parte da Região das Missões. As temperaturas deverão seguir em leve declínio, por conta da intensidade dos ventos vindos do oceano de quadrante nordeste ao longo de todo o litoral gaúcho.

Os prognósticos indicam chuvas de intensidade fraca a moderada na metade Norte do estado, com volumes mais baixos ao longo do litoral. As precipitações devem variar de 2 mm na Região Central, aumentando progressivamente em direção ao Norte, onde podem atingir até 50 mm em áreas isoladas.

Postar um comentário

0 Comentários