Grupo Anita Garibaldi encerra março com balanço das atividades realizadas no mês da mulher

 


Fundado oficialmente em 2004 por um grupo de mulheres de diversas idades, mas com o anseio comum de realizar uma cavalgada totalmente feminina em Dom Pedrito, o Grupo Anita Garibaldi celebrou 21 anos em 2025, e para comemorar a data, realizou entre os dias 6 e 9 de março a 20ª edição da atividade que deu origem ao coletivo – a já tradicional cavalgada das Anitas, evento que só não foi realizado durante os dois anos da pandemia de covid-19 . 

Em 21 anos de atividades, “houve perdas e ciclos se encerraram, porém os quilômetros de apoio, bênçãos recebidas e orações nos fortaleceram para que a fé e a esperança não se perdessem no caminho”, destacou uma das atuais coordenadoras do grupo, Léslie Montardo. Ela também afirma que o grupo já está “se organizando para a próxima cavalgada, em 2026, então já temos programado o tradicional galeto, que realizamos no meio do ano para juntar valores para custear essa comemoração”. 

E a ideia de reunir um grupo de mulheres para uma cavalgada, que inicialmente poderia parecer absurda no meio tradicionalista, em 2021 teve sua importância reconhecida na Capital da Paz com um voto de louvor da Câmara de Vereadores e com a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município - ambos propostos pela ex-vereadora Rosemeri Martins dos Santos, através da Lei 2.731.

“Para nós foi uma surpresa e ao mesmo tempo nos sentimos muito orgulhosas por essa iniciativa da sempre colaboradora, a então vereadora Rosemeri Martins. E também nos sentimos honradas por fazer parte do calendário do município. Com todo esse respeito, admiração e carinho, levamos nossa bandeira com orgulho pelas estradas percorridas no município e arredores, deixando o respeito às bravas mulheres deste Rio Grande do Sul”, comentou a também coordenadora do grupo, Valéria Porciúncula. 

Cavalgada

Neste ano, a cavalgada do Grupo Anita Garibaldi cumpriu o seguinte percurso: 

- 06 março: Pernoite no sr. Dinoel Severo e flia, localidade Passinho do Amor;

- 07 março: almoço no sr. Ubiracy da Silva e flia, localidade Passinho do Amor;

- 07 março: pernoite no sr. Sr. Cléber Falcão e flia, localidade Passo do Salso;

- 08 março: almoço no sr. Glênio Motta e flia, localidade da Serrinha;

- 08 março: pernoite no sr. Luiz Fogiatto, localidade da Serrinha;

- 09 março: almoço no sr. Gilberto Caillava e flia , localidade Sede;

- 09 março: recepção no Centro Cultural Gisele Bueno Pinto e encerramento no CTG Crioulos do Ponche Verde. 

Sobre o encerramento da cavalgada, Léslie destacou que a recepção no Centro Cultural foi uma solicitação das integrantes do grupo. “Ao levarmos o convite e a solicitação, fomos muito bem acolhidas naquele momento pela diretora de cultura do município, Julieta Farinha. No dia da recepção, houve apresentação dos peões e prendas da Coordenadoria Municipal de Tradicionalismo, com a participação de autoridades que estavam nos aguardando, e após foi servido um lanche para todas nós, inclusive com recebimento de mimo oferecido pelo Departamento de Cultura e CMT”.

Durante a cavalgada, no sábado (8), foram eleitas as novas coordenadoras do grupo, e também a Anita Destaque. Para o biênio 2025-2026, as escolhidas para os cargos foram, respectivamente, Sigrid Porciúncula Montardo, Claudia Silva e Claudete Martins Caillava. “A ideia é trocar anualmente quem organiza [o evento], alguém tem que estar a frente, apesar de todas serem parte e conjunto”, apontou Valéria.

“Que Nossa Senhora continue a nos proteger e fortalecer em coragem para continuar a Cavalgada de nossas vidas, com rédeas firmes na mão e pé no estribo com a maestria de quem sabe a importância da Mulher no dia a dia, nas famílias, em todos os lugares”, finalizaram.





Postar um comentário

0 Comentários